O DIA DO CONTROLE DE POLUIÇÃO INDUSTRIAL É COMEMORADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

13 de Agosto de 2021 | Noticias

O dia 14 de agosto, é uma data que simboliza a assinatura do Decreto-Lei n°1.413/1975, que garante o controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais. A Prefeitura Municipal de Divinópolis juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente celebra essa data, que visa conscientizar a comunidade sobre os impactos negativos dessa atividade ao meio ambiente e a saúde da população.

A urbanização trouxe consigo, a necessidade de industrialização para atender a demanda de produtos e o desenvolvimento econômico e social. Acompanhando esse crescimento, a quantidade de resíduos gerada foi aumentando, e eles quando descartados de forma incorreta acabavam por poluir o ar, a água e o solo.

A Poluição Industrial são os lançamentos que ocorrem durante e depois que é gerado os produtos. Geralmente, esses resíduos são tóxicos e repletos de muitos metais pesados. A legislação brasileira prevê o tratamento desses despejos antes de chegar nos lagos, rios, córregos, solo e ar.

As empresas do nosso município devem tomar cuidado com os resíduos que são gerados pelas suas atividades, pois eles podem causar danos permanentes na comunidade e no meio ambiente. Uma boa alternativa é implementar programas que ajudem a controlar esses resíduos e minimizar seus efeitos.

Quando esses resíduos não são controlados de forma correta, acarreta em sérios problemas de saúde. Um exemplo da problemática dessas atividades é a poluição do ar. O ar poluído quando em contato com as pessoas penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar.

A Prefeitura Municipal de Divinópolis aproveita essa data pra sensibilizar as indústrias do município e a toda comunidade, sobre a importância da adoção de práticas para preservar o nosso meio ambiente, e espera, com a comemoração deste dia, que a população tomem conhecimento e sejam ativos no auxílio ao combate à poluição, contribuindo para um meio ambiente mais sadio, essencial à qualidade de vida.