
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS E SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE COMEMORAM O DIA NACIONAL DO CERRADO
O Bioma Cerrado abrange 13 estados brasileiros, em uma área de cerca de 200 milhões de hectares, sendo a savana mais rica em diversidade do mundo e o segundo maior Bioma do país. Posicionado na região central no país, faz limite com a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Pantanal.
Considerando sua abundância e importância, a Prefeitura Municipal de Divinópolis em conjunto com Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemoram neste dia 11 de setembro, o Dia Nacional do Cerrado, data que nos faz refletir sobre a relevância desse bioma e como é essencial a sua preservação.
A paisagem no Bioma Cerrado é composta por um complexo vegetacional, possuindo uma alta biodiversidade, com cerca de um terço da diversidade do país. No entanto, um dos principais impactos causadores da perda de biodiversidade da fauna no Cerrado é a fragmentação de habitats. O adensamento populacional e a expansão da agropecuária isolam áreas, antes contínuas, impedindo que indivíduos de locais distintos se encontrem e reproduzam. Dessa forma, diminui-se a variabilidade genética das populações, acarretando um aumento na extinção das espécies.
Até a década de 60, a região do Cerrado era considerada como marginal para a agricultura intensiva. Sua ocupação foi motivada principalmente pelas mudanças na estrutura rodoviária iniciada com a implantação de Brasília e pela criação do Programa de Desenvolvimento do Centro-Oeste, na década de 70, que levou a uma intensa migração em busca de terras a custos mais baixos em relação ao sul do país e incentivos fiscais para abertura de novas áreas agrícolas. Como resultado dessa política, grandes áreas de Cerrado foram desmatadas, sendo o Bioma Cerrado atualmente considerado como um dos 25 ecossistemas do planeta, com alta biodiversidade, que está ameaçado.
Diante de todo exposto, é essencial a manutenção do Cerrado, tanto para o meio ambiente quanto para a população, e é nosso dever ajudar nessa preservação. Ponto importante para todo município, investir na Educação Ambiental, conscientizar seus moradores, mostrar o real valor deste bioma.
No momento em que evitamos o desmatamento e as queimadas de forma desnecessária, estaremos fazendo um favor ao bioma. Outro papel importante que devemos exercer é a cobrança sobre os órgãos superiores para investir mais na proteção deste bioma, principalmente no que diz respeito à ampliação das Unidades de Conservação.