PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETÁRIA MUNICIPAL COMEMORAM O DIA DO SOLO E DO PAU-BRASIL

03/05/2021 | Noticias

No dia 03 de maio de 2021, é comemorado o Dia do Solo e a Prefeitura Municipal deDivinópolis-TO juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa a toda população sobre a importância desta data a qual tem por finalidade conscientizar sobre a necessidade da preservação e conservação.

O solo é de extrema importância para humanidade e o planeta Terra. Por isso, conservá-lo de maneira saudável e fértil é também garantir a sobrevivência de várias espécies. É do solo fértil que retiramos parte dos nossos alimentos, além de recursos e energia para muitos seres vivos, como por exemplo, as árvores, aliás, são no solo que nasce o Pau-Brasil.

Essa árvore é símbolo histórico e sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI. Hoje, é uma espécie preservada com proteção por lei e encontra-se ameaçada de extinção, não podendo ser cortada para fins de florestas comerciais, sendosomente permitido para fabricação de arcos de violinos.

Com o passar dos anos, a exploração dos recursos naturais e o melhoramento das tecnologias, as atividades exercidas pelo ser humano acabam se enquadrando como potencialmente poluidoras, tendo a ação antrópica comoprincipal fator de degradação ambiental.

Para evitar esse processo de desgaste do solo é necessário que se adote algumas medidas importantes, por exemplo:

·                    Diminuição de queimadas e do uso de agrotóxicos na agricultura;

·                    Reflorestamento de determinadas zonas;

·                    Não jogar lixo e produtos químicos (geralmente causado pelas indústrias) em locais inapropriados;

·                    Fazer a separação dos resíduos segundo a coleta seletiva;

·                    Para melhorar os problemas ambientais, a produção sustentável de alimentos através da agricultura biológica é também uma boa alternativa.

Portanto, é crucial a manutenção do solo e consequentemente a preservação de espécies como o Pau-Brasil. E ações como manejo e boas práticas de cultivo podem ser essenciais para ajudar a preservar e conservar o meio ambiente.