REALIZAÇÃO DA PEDALADA ECOLÓGICA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

05 de Junho de 2021 | Noticias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho de 2021, foi realizada a 1° PEDALADA ECOLÓGICA DE DIVINÓPOLIS -TO. A ação foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Divinópolis - TO juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Esportes e parceiros, ocorrendo durante a Semana Municipal de Meio Ambiente (01/06/2021 - 05/06/2021).

A Pedalada saiu da Estrada Rio do Coco às 15h com duração total de 3 h e seu destino foi a Chácara da Dilma, totalizando 20 km. A ação ambiental contou com vários esportistas amadores.

A atividade aliou exercício físico e preservação do meio ambiente, trazendo benefícios à saúde de todos os participantes. Além disso ocorreu ao longo do percurso ação de Educação Ambiental com o recolhimento por meio de sacos plásticos de papéis, garrafas pet’s, latas e outros resíduos encontrados jogados nas margens da estrada.

Para participar da Pedalada Ecológica a comunidade fez a sua inscrição doando mudas de qualquer espécie para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com isso, a ação teve mais de 30 inscritos, e conseguiu recolher várias espécies nativas e frutíferas dentre as quais o ypê-amarelo (Handroanthus albus), manga (Mangifera indica), caju (Anacardium occidentale), tamarindo (Tamarindus indica), açaí (Euterpe oleracea) e entre outros.

O evento teve suporte da Secretaria Municipal de Saúde que auxiliou nas medidas de segurança contra o COVID-19, disponibilizando álcool em gel e máscaras de proteção para todos os participantes.

A ação repercutiu de forma bastante positiva e ultrapassou as expectativas dos organizadores, pois conseguiu-se alcançar a participação de aproximadamente 40 esportistas amadores e difundir as práticas de descarte correto dos resíduos. Fonte: VRP Ambiental, 2021.