REALIZAÇÃO DE BLITZ EDUCATIVA AMBIENTAL EM PROL DO COMBATE E PREVEÇÃO DAS QUEIMADAS EM DIVINÓPOLIS- TO

29 de Julho de 2021 | Noticias

Com o intuito de levar conhecimento e transformar a comunidade em multiplicadores de informações em favor do meio ambiente, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal em parceria com a Polícia Militar realizou no dia 29 de julho uma Blitz Educativa Ambiental na cidade de Divinópolis.

A ação iniciou as 08:00 h e finalizou as 11:00h, a qual foi executada primeiramente com a parada dos veículos no Posto de Combustível Vale do Araguaia com o auxílio da Polícia Militar para entrega de folders e conversa sobre os malefícios das queimadas com os motoristas transeuntes.

Em seguida a ação foi em direção ao centro da cidade onde a equipe do meio ambiente realizou uma conversa com os moradores e comerciantes para alertá-los sobre a proibição de queimadas urbanas e rurais e suas consequências. Juntamente com esse momento teve-se também um carro de som percorrendo toda zona urbana divulgando que queimada urbana e rural é crime.

As queimadas urbanas e rurais são proibidas e inclusive o NATURATINS lançou a Portaria n° 118/2021, em que suspende a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada no período de julho a novembro deste ano. Este documento somente permite ações de manejo integrado do fogo, desenvolvidas exclusivamente nas unidades de conservação de proteção integral e nas comunidades tradicionais do Estado do Tocantins.

Por isso faça sua parte para evite as queimadas e contribua para que o município diminua os focos de calor, melhore a saúde da comunidade e conserve o meio ambiente.

A ação teve um retorno positivo da comunidade, os mesmos se interessaram bastante pelo assunto, chegando os próprios organizadores em alguns momentos serem abordados na rua com algumas perguntas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente espera com essa ação que queimas realizadas pela cidade diminuam e que a comunidade se junte pela causa, para prevenir possíveis incêndios.